segunda-feira, 9 de abril de 2012

Once Upon a Time in Anatolia (2011) ★★★★

Realização: Nuri Bilge Ceylan 
Argumento: Nuri Bilge Ceylan, Ebru Ceylan e Ercan Kesal 

Um grupo composto por policias, um promotor, um médico, dois coveiros e um criminoso procuram nas colinas desertas de Anatólia o corpo de uma vítima de assassinato.


"Once Upon a Time in Anatolia"é aquele filme especial de 150 minutos que nos deixa, inicialmente, a pensar se todo aquele tempo seria necessário, mas rapidamente percebemos que tudo o que estamos a ver é necessário e o tempo cai no esquecimento. Não é um filme directo mas precisa de ser assim para demonstrar a sua ideia. O facto de ser indirecto torna tudo à sua volta enigmático fazendo-nos prender às personagens que nos proporcionam momentos de diálogos estupendos e profundos. 
Nuri Bilge Ceylan não nos cede grandes momentos dramáticos e deixa-nos fabricar sentimentos pelas personagens. No final chegamos à conclusão de como a busca influenciou a todos, principalmente o médico e o promotor.
Atenção que "Once Upon a Time in Anatolia" não é um filme comum, a sua lentidão e longevidade pode desagradar a muitos mas a partir do momento que entramos no interior das suas personagens sentimo-nos atraídos por todo o ambiente que o envolve. 

 

0 comentários:

Enviar um comentário