domingo, 29 de abril de 2012

Chronicle (2012) ★★★★

Realização: Josh Trank 
Argumento: Max Landis

Três amigos ganham super-poderes ao entrarem em contacto com uma substância misteriosa. A partir daí decidem documentar as suas façanhas, filmando tudo, sem saberem os problemas que iriam defrontar.


De vez em quando aparece aquele filme que, surpreendentemente, começa a provocar algum barulho e nos introduz novos talentos, "Chronicle" é aquele filme! Josh Trank tem 26 anos e esta é a sua primeira realização, Max Landis tem também 26 anos, fez anteriormente alguns pequenos argumentos mas este filme faz revelar a sua existência no mundo cinematográfico.
Não vou esconder que no inicio, deste fantástico filme, não estava a achar que a formula pseudo-documentário funcionaria bem como funcionou em alguns filmes, tais como "The Blair Witch Project "  ou mesmo "[REC]", mas com o desenrolar da historia e através de pormenores espantosos, o filme conseguiu colocar-me no seu interior de uma forma emocional e tornar-me um crente. 
"Chronicle" é um drama de ficção-cientifica com extraordinários efeitos visuais mas onde a grande diferença está em personagens dignas de uma  banda-desenhada em que o factor humano nunca é esquecido.
É incrível como em 83 minutos e com um orçamento limitado consegue-se fazer o que muitos não conseguem em 120 minutos, ou mais, e com altos orçamentos. Posso estar enganado mas acredito que a diferença está nos sentimentos, na forma como estes são expostos e provocados, porque toda esta criatividade encantadora cria-nos raízes e só nos mexemos quando nos apercebemos que filme acabou e a nossa realidade voltou.
"Chronicle" é algo de novo e autentico, é aquele filme revelação que permanecerá na mente e coração de muitos.


0 comentários:

Enviar um comentário