terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

War Horse (2011) ★★★

Realização: Steven Spielberg
Argumento: Lee Hall, Richard Curtis, baseado na obra de Michael Morpurgo.

War Horse começa com uma comovente amizade entre um cavalo de nome Joey e um rapaz de nome Albert, que o doma e treina. Quando são forçados a separar-se, o filme segue a extraordinária viagem do cavalo e o seu percurso na guerra, mudando e inspirando as vidas daqueles que com ele se cruza – a cavalaria Britânica, soldados Alemães e um agricultor Francês e a sua neta – antes de a história atingir o seu clímax em pleno campo de batalha em Terra de Ninguém. A Primeira Guerra Mundial é vivida pelos olhos deste cavalo  numa viagem de alegrias, tristezas, amizade e aventura.


Depois de tantos filmes com a segunda guerra mundial como plano de fundo, o senhor Spielberg "virou-se" desta vez para a primeira, num filme que não me convenceu por completo. 
É sem duvida um filme repleto de emoções e momentos visualmente requintados mas muito longo para a sua mensagem: em certas alturas acabamos por desviar a atenção do que se passa na tela sabendo que não perderemos muito. O maior problema desta extra-longa-metragem está na enorme exploração das coincidências, que questionadas com alguma profundidade torna toda esta historia algo de muito artificial e extra«ordinária».
Acima de tudo War Horse é um filme  que não tem medo de emocionar. Merece ser visualizado e apreciado, principalmente pelos seus aspectos técnicos.

0 comentários:

Enviar um comentário