terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

The Artist (2011) ★★★★★

Realização: Michel Hazanavicius
Argumento: Michel Hazanavicius

Hollywood, 1927. George Valentin (Jean Dujardin) é uma das maiores estrelas do cinema mudo. Certo dia conhece Peppy Miller (Bérénice Bejo), uma jovem e ambiciosa figurante, por quem fica fascinado. Mas a chegada dos filmes sonoros marca o fim da carreira de George, e faz de Peppy a nova grande estrela da nova indústria.


Como seria se um filme que recriasse o cinema mudo fizesse-nos parecer que estávamos a ver algo de novo? Como seria se alguém criasse uma historia que nos envolvesse neste tempo sem darmos por isso?
Seria talvez um dos melhores filmes do ano. The Artist é tudo isto e muito mais! O senhor Michel Hazanavicius conseguiu criar uma proeza da 7ª Arte recheada de subtileza e momentos belos que nos fazem esboçar sorrisos constantes.
Tal como em Singing in the rain a historia concentra-se na altura da mudança do cinema mudo para o sonoro e na dificuldade das grandes estrelas dos anos 20 se adaptarem a esta mudança. Atenção que este não é um drama sombrio que nos faça bocejar ou mesmo desligar, é exactamente o oposto já que está repleto de momentos alegres, emocionalmente românticos que nos dá um tremendo prazer por estarmos, naquele momento, lá envolvidos.
The Artist é daqueles filmes que por mais que tentarmos explicar o que ele significa mais vai parecer que estamos a desvaloriza-lo, assim o melhor será relaxar, fazer uma cara de agrado e permanecer mudo. 

0 comentários:

Enviar um comentário