sábado, 18 de fevereiro de 2012

A Dangerous Method (2011) ★★★★

Realização: David Cronenberg 
Argumento: Christopher Hampton. Baseado na peça de Christopher Hampton e na obra literária de John Kerr.

Seduzido pelo desafio de um caso impossível, o Dr. Carl Jung (Michael Fassbender) aceita a bela mas desequilibrada Sabina Spielrein (Keira Knightle), como sua paciente. A arma de Jung é o método utilizado pelo seu mestre, o célebre Sigmund Freud (Viggo Mortensen).


Baseado na peça de Christopher Hampton de 2002 " The Talking Cure", este novo filme de Cronenberg leva-nos ao inicio da psicanálise e ao envolvimento nesta de dois dos seus fundadores <Carl Jung e Sigmund Freud>. Somos de pronto absorvidos por esta longa metragem sustentada por diálogos de encher o olho, principalmente os de Freud com Jung, que nunca chegam a ser maçadores, até pelo contrario são de puro prazer e proveito. São de mencionar também as interpretações de alto nível, como se havia de esperar - Keira Knightle está fenomenal  e intensa como Sabina. 
Em A Dangerous Method somos rapidamente inseridos na época e no seu conteúdo, que sempre me despertou uma enorme curiosidade, de  forma provocadora e estranha. Cronenberg conseguiu definitivamente surpreender-me e deixar-me, muitas vezes, perplexo nesta obra de grande profundidade e dimensão. 

Na minha mente permanece este dialogo: 
Carl Jung: O prazer nunca é simples, como bem sabe.
Otto Gross: Claro que sim. Até decidirmos complicá-lo. O que meu pai chama de maturidade, eu chamo rendição.  

0 comentários:

Enviar um comentário