segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Another Earth (2011) ★★★★

No céu revela-se um planeta com o tamanho quatro vezes superior à Lua. Acabamos por descobrir que é outro planeta Terra, não uma segunda Terra mas sim a mesma, num universo diferente que agora se tornou visível. É esta a base de "Another Earth" e através desta a historia tem um significado muito profundo.
Rhoda Williams (Brit Marling) conduzindo a caminho de casa distraí-se ao olhar, fixamente, para o outro planeta e provoca um acidente contra outro carro, matando uma mãe, uma criança e deixando o pai em coma.
Passados alguns anos Rhoda sai da prisão e descobre que o sobrevivente já havia saído de coma: um compositor chamado John Burroughs (William Mapother). Esta devastada pelo que tinha feito tenta pedir desculpas mas acaba por tornar tudo mais complicado.
O filme explora a ligação entre duas personagens para um grande propósito, algo que não é muito comum no cinema actual. Brit Marling (actriz e argumentista) está muito bem no papel da jovem Rhoda que muitas vezes nos leva, inevitavelmente, ao desespero mas também à esperança. 
Mike Cahill (realizador) usa toda a atmosfera de um filme de ficção cientifica e dá-lhe um coração enorme, pecando algumas vezes na tentativa de esquivar-se dela porque acima de tudo este é um filme de ficção cientifica e tem que ser encarado como tal, mesmo tendo uma imensidão de sentimentos delicados.
"Another Earth" um filme de baixo orçamento que contém uma historia simples à primeira vista mas muito complexa quando mais aprofundada. 
Acredito que não será muito bem recebido pelos não amantes do cinema de ficção cientifica mas será, certamente, bem recebido pelos amantes do cinema de grande sensibilidade.

0 comentários:

Enviar um comentário