segunda-feira, 4 de junho de 2012

Snow White and the Huntsman (2012) ★★★

Realização: Rupert Sanders
Argumento: Evan Daughert, John Lee Hancoc e Hossein Amini

Nova versão do lendário conto «A Branca de Neve e o Caçador», a história de Branca de Neve, a única pessoa na terra mais bela que a rainha má, que fará de tudo para a destruir. A jovem Branca de Neve aprende a arte da guerra com um caçador, que supostamente teria a missão de a matar, acabando por ajudar a ameaçar o reino da rainha maléfica.


Não penso ser acusado de estragar esta obra a alguém pois esta se trata de um conto de fadas, e os contos de fadas todos nós sabemos como acabam; ...e viveram felizes para sempre! Em «Snow White and the Huntsman» a diferença está no seu conteúdo e na forma como tudo é construído, introduzindo-nos, com alguma eficácia, num mundo recheado de maravilhas e escuridão. 
A maior diferença, deste filme e o conto que todos conhecemos, está na forma que nos faz encarar o bem e o mal, criando-nos alguma empatia pelo mal; A maldade não nasce com a rainha má, mas sim o mundo que a envolve a fez ser assim.
Todo o filme é acompanhado por uma admirável banda-sonora e  excelentes efeitos visuais, no qual as suas maiores pérolas são a  floresta negra e a floresta encantada. Muitos parabéns à equipe de direcção artística pois nos entrega, principalmente na floresta encantada, momentos de pura delicadeza que nos obriga a arregalar os olhos e esboçar sorrisos. No entanto, «Snow White and the Huntsman» consegue ser muito longo para o seu conteúdo e consegue pecar na sua conclusão, principalmente quando vemos uma Branca de Neve transformada em Joana d'Arc, deixando-nos a semente no pensamento de como ela ganhou todo aquele espírito de guerreira logo após ter acordado do feitiço da maçã. Talvez a maçã tivesse alguma vitamina E(spada).  
Bem, quanto a interpretações, não acho que este é um filme dedicado a tal, mas é de realçar Charlize Theron como rainha má (Ravenna), e  Kristen Stewart como Branca de Neve, que demonstraram, sem sombra de duvidas, terem sido muito bem escolhidas para os seus papeis.
 «Snow White and the Huntsman» é uma reinvenção de um conto de fadas que  leva-nos por um caminho visualmente prazeroso onde existe uma maior preocupação e complexidade nas personagens, mas, infelizmente, peca na sua conclusão deixando-nos infelizes para sempre. 



0 comentários:

Enviar um comentário