segunda-feira, 11 de junho de 2012

Prometheus (2012) ★★★

Realização: Ridley Scott
Argumento: Jon Spaihts e Damon Lindelof

Uma expedição espacial em busca do maior de todos os segredos, torna-se num desafio à perseverança e sobrevivência da tripulação quando confrontada com um pesadelo como a humanidade nunca viu.


Ridley Scott voltou, após tanto tempo afastado, ao género da ficção cientifica. Só por  este feito «Prometheus» já era tão esperado, a isto acrescenta-se o facto de ser uma prequela do primeiro "Alien" e ter sido, espantosamente, bem promovido, criando em mim uma inevitável expectativa.
Desapontado, é a palavra mais adequada para definir o que senti quando acabei de visualizar «Prometheus», não pelo seu aspecto visual de encher o olho ( parabéns à direcção artística) nem pelo desempenho dos actores ( Michael Fassbender está fenomenal como andróide David), o meu desapontamento foi direccionado ao desenvolvimento das derradeiras perguntas - Quem somos, quem nos criou e porquê?- Não vou esconder que estas perguntas agradam-me, mas igualmente tornam tudo mais delicado, sendo isto o que promoveu em mim um certo receio para o que vinha a seguir, já que nunca consegui retirar da mente, também porque o filme não o permitia,  que estava a ver um filme ligado a «Alien (1979)». Acredito que esta ligação foi o que colocou, nesta longa-metragem, uma enorme "etiqueta" pois «Prometheus» poderia sobreviver eficazmente sem uma união a qualquer filme, sendo ele, por si só, um inicio de uma saga prometedora.
«Prometheus» aterrou e deixou-me deslumbrado com os seus efeitos visuais, no entanto, o combustível da sua abordagem filosófica não foi o suficiente para elevar-se e ser algo mais que um mero blockbuster de verão.


0 comentários:

Enviar um comentário