sábado, 24 de dezembro de 2011

MoneyBall (2011) ★★★★

Realização: Bennett Miller
Argumento: Steven Zaillian, Aaron Sorkin

Baseado no livro de Michael Lewis - Moneyball: The Art of Winning an Unfair Game, conta a historia verdadeira do General Manager Billy Beane ( Brad Pitt) da equipa de basebol "Oakland A’s" que no ano de 2002,com orçamento diminuto,começa a usar estatísticas em vez da forma convencional de gerir, levando a equipa a patamares nunca antes alcançados.
Existem muitos aspectos nesta longa-metragem que merecem e têm que ser mencionados, um deles é a performance do senhor Brad Pitt, que demonstra ter sido muito bem escolhido para reencarnar Billy Beane. Um outro aspecto que não poderia deixar de mencionar é a maneira que Miller (Capote) consegue colocar este drama, sobre desporto e negocio, num elevado patamar arrebatador e intenso. Quando somos levados para o campo é nos mostrado momentos importantes do jogo e para todo o filme, não nos colocando em situações melancólicas, já habituais no género. 
Tal como em Social Network, que também foi escrito por Aaron Sorkin, é sobre uma inovação que revolucionou uma cultura mas acaba por focar-se em  demonstrar que não existe capital que substitua uma paixão e que o conservadorismo não leva à evolução.

0 comentários:

Enviar um comentário