terça-feira, 13 de dezembro de 2011

50/50 (2011) ★★★★

Realização: Jonathan Levine
Argumento: Will Reiser

Baseado em factos verídicos "50/50" conta a historia de Adam (Joseph Gordon-Levit), um rapaz com 27 anos que descobre que tem um cancro muito raro que o faz embarcar num percurso muito difícil de tratamento e ao mesmo tempo tentar descortinar o sentido da sua vida e as pessoas que o envolvem. 
Só num olhar para a sinopse poderíamos dizer que "50/50" é um drama de todos os tamanhos mas acabávamos por perceber que estávamos completamente enganados. 
Sinceramente, quando visualizei este filme não sabia que era baseado num momento da vida do argumentista Will Reiser, que "desenhou" aqui a sua experiência muito pessoal, trouxe pormenores importantes a toda a esta experiência cinematográfica de uma forma dramaticamente divertida. Nunca pensei dizer isto sobre uma obra e nunca imaginei ver um filme tão alegre, com momentos hilariantes, sobre um tema tão dramático mas para tudo existe uma primeira vez e aqui está a prova disto mesmo.
O filme está repleto de personagens interessantes, bem interpretadas (Seth Rogen está, novamente, hilariante) e contém um recheio de momentos delicados que nos coloca numa batalha 50/50 entre a gargalhada e a lágrima, onde esta ultima nunca chega a cair porque a primeira acaba por a exceder.
Acima de tudo "50/50" acompanha o aproximar da morte mas valorizando a vida, de uma forma espantosa que faria um suicida querer respirar.
Não existia nada belo em uma pessoa sofrer de cancro até ao dia em que esta longa-metragem foi criada.

0 comentários:

Enviar um comentário