domingo, 30 de outubro de 2011

Wu Xia (Swordsmen - 2011) ★★★★

Num olhar mais distante, este é meramente um filme de artes-marciais, mas quando observamos mais atentamente "Swordsmen" é mais do que isto. 
Um filme de Peter Chan (Warlords) onde Donnie Yen (Yip Man) interpreta o papel de um homem de família que vive numa vila no meio de uma floresta de uma forma perfeitamente pacifica, até o dia que é atormentado pelo seu passado e terá de lutar contra ele. 

Assim como em "A History of Violence" de David Cronenberg, aqui toda a violência não é gratuita, tudo que ocorre é por necessidade. As semelhanças com o filme de Cronenberg não são só neste aspecto mas também a nível de historia - Um homem que tem uma nova vida e tenta esconder o seu passado negro da família e sociedade acabando por ser perseguido. 
Em originalidade o filme não é nada de novo e olhando para ele desta forma até se torna um filme vulgar de entretenimento. Mas aqui o que faz a diferença é a forma que Peter Chan explora a arte-marcial a um nível brutal, tanto nos aspectos sonoros como nos visuais. As coreografias dos combates, criadas por Donnie Yen, são espantosas e os actores estão muito bem.
Para acabar, se estão à espera de um filme de artes-marciais recheado de acção estão bem enganados, o filme tenta ser o mais moderado possível e concentra-se mais no desenvolvimento das personagens. Sendo este ultimo aspecto o que torna este filme algo de diferente e especial.
Extremamente recomendado aos amantes do género e a todos os amantes do bom cinema.


0 comentários:

Enviar um comentário